A valorização dos imóveis em Santa Maria chega a 600% para alguns bairros, como em Camobi, considerando apartamentos de um dormitório. Sendo que a inflação acumulada no mesmo período é de R$ 72% pelo IPCA, a evolução dos preços não teve o acompanhamento da renda dos santa-marienses. A explicação é a facilidade de acesso ao crédito para comprar a casa própria.
De acordo com os corretores de imóveis entrevistados, não há registro de queda de preços em nenhum lugar da cidade, mas em alguns bairros a expansão dos preços é mais rápida. Centro, Camobi, Dores e Rosário são os bairros em que está pelo menos duas vezes mais caro morar do que em 2009, seja em apartamentos ou casas de um ou dois quartos. O fenômeno é considerado normal por corretores e o economista consultados, mas o ritmo deve diminuir nos próximos anos.
Os fatores que provocam essa variação são múltiplos, como o trânsito, mais opções de compras, entretenimento e melhorias na infraestrutura. As grandes valorizações no Centro, em Camobi e no bairro Rosário estão associadas ao fluxo constante de estudantes que se mudam para Santa Maria por causa da UFSM e da Unifra. Já o bairro Dores ainda sente os efeitos do Royal Plaza Shopping, basta ver os prédios residenciais que estão sendo construídos próximo ao Fórum.
É o que deve ocorrer na região oeste, que ainda vai ter uma grande valorização por conta do hospital regional e do novo shopping. Próximo ao hospital, já está confirmado um grande loteamento diz Everton Barth, presidente do Sindicato da Habitação (Secovi) de Santa Maria.
Veja mais detalhes sobre o assunto e os números do levantamento no Diário de Santa Maria deste fim de semana.